Os 8 P’s do Marketing

Pesquisa:

De acordo com Adolpho Conrado, ouvir seu público-alvo é fundamental. O processo de criação de um produto ou serviço e suas estratégias de marketing serão muito mais efetivas se o empreendedor souber as preferências e necessidades de seus potenciais clientes.


Pesquisar, de acordo com este especialista em marketing, e não quer dizer que com essa pesquisa temos de gastar uma fortuna. Esta iniciativa pode ser simples, barata e altamente eficaz.

Uma simples conversa com potenciais clientes, ir para a rua e fazer perguntas, enviar emails, buscas online.

Com certeza que iremos recolher das pessoas e da pesquisa uma gigantesca fonte de informação.

Planeamento:

Depois de uma boa pesquisa e ter toda a informação sobre o potencial cliente, saber quais as suas preferências e necessidades é hora de planear como vamos chegar até ele.

Planear o funil de venda e preparar o que fazer em cada estágio do mesmo funil.

Organizar campanhas, o que cada pessoa da equipa vai fazer dentro do projeto.

Desenhar quais as objeções, duvidas que os potencias clientes vão levantar vai ajudar também a planear a contorna-las.

Segundo o Adolpho as campanhas mais eficazes no centro estão soluções e não produtos, “Vender soluções como essas é um caminho mais eficaz do que simplesmente falar que seu curso é melhor”, afirma Adolpho.

Produção:

Falar deste “P” é falar de colocar a mão na massa, escolher plataformas de divulgação, se será necessário desenvolver um site? Se vão estar presentes nas redes sociais? Se vai ter presença física em outdoors? Se vai ter presença nos media, como rádios ou tv?

Deve ser levado em conta quais conteúdos a ser preparados, como vídeos, fotografias, etc e que a comunicação tenha a mesma linguagem e comunique entre ela.

Contudo deve-se adequar os conteúdos aos objetivos traçados.

Tudo isso deve ser levado em conta pela equipa.

Publicação:

Este é o momento em que o projeto é tornado publico e é colocado em prática as etapas necessárias para que todo o projeto arranque.

Relembrando que deve ser levado em conta os canais de comunicação que seja mais adequada ao potencial cliente encontrado no primeiro “P”.

Segundo Adolpho o site da campanha deve aparecer em primeiro na pesquisa do Google e para isso é necessário formatar o site e os conteúdos de acordo com as diretrizes de Search Engine Optimization (SEO).

Se necessário e quando possível contratar uma empresa especializada na matéria.

Promoção:

Este “P” de Promoção nada tem a ver com preço baixo para atrair os potenciais clientes.

Neste caso falo de promover a marca, pois este serviço, produto ou empresa são desconhecidos ao publico, e ninguém adquire produto ou serviço se não os conhece e havendo concorrência implementada.

É importante definir as melhores estratégias estar atento onde e o que a concorrência faz.

A promoção deve ser feita com a missão de contruir uma autoridade inquestionável e assim influenciar a decisão do potencial cliente.

Na promoção podemos ainda mediante bom conteúdo proporcionar valor.

Propagação:

Já ouviu falar que o melhor marketing é o boca a boca? Embora tenhamos feito avanços na tecnologia, o fato permanece o mesmo. A diferença é que o boca a boca também se tornou virtual.

Este P tem como objetivo incentivar o público-alvo a divulgar suas campanhas que foram divulgadas nos vários canais, o que o tornará realmente divulgado na Internet.

E vá mais longe, provoque os seguidores com perguntas! Quando se pede uma opinião, é muito mais provável que o seguidor comente e compartilhe o conteúdo. Ele se sentirá parte do negócio e terá a vantagem de conhecer ainda mais o público.

Personalização:

É normal que, ao longo do processo, à medida que o processo avança e vai-se conhecendo mais o publico/cliente, e talvez sejam necessárias personalizações e adaptações do plano inicial. Mas é preciso ficar tranquilo, isso é completamente normal e, na minha opinião, deve acontecer.

Nada torna o cliente mais próximo de uma marca do que a personalização. O público reconhece-se no conteúdo postado e passa a ver a marca com algum tipo de familiaridade e confiança. Gradualmente, isso traduz-se em fidelização.

Assim, tenha formas e métodos de aumentar e melhorar o relacionamento com o público/cliente e conhecê-lo ainda mais.

Precisão:

Este “P” avalia os resultados das estratégias realizadas até então, visando compreender o que deu certo e o que ainda pode ser melhorado. Sendo assim, o “P” da precisão consiste na mensuração de tráfego e das metas que foram traçadas/cumpridas.

Toda e qualquer ação realizada no marketing deve ser mensurada. Isso é parte fundamental do sucesso por trás do marketing digital, na verdade. Para tanto, usam-se KPIs (key performance indicators, ou indicadores-chave de performance). São métricas que avaliam o sucesso ou fracasso de determinada tática. Com essas informações, é possível aprimorar e avançar cada vez mais na estratégia.

Por fim siga os 8ps na construção das suas ações e melhore todos esses aspetos.

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