O que é o engagement?
O engagement é uma métrica muito popular que se utiliza no mundo das redes sociais para medir o grau de interação que uma marca tem com os seus seguidores. Poderíamos dizer que mede o quão forte é a relação da marca com os seus usuários, como interagem com os conteúdos partilhados no perfil.
É uma das métricas mais importantes que nos indicará se uma estratégia nas redes está ou não a ser bem-sucedida. Uma conta sem engagement, por muitos seguidores que tenha, não trará quaisquer resultados. Isto não só repercute numa má imagem de marca como o algoritmo das redes sociais fará com que as suas publicações sejam cada vez menos visíveis e tenham um menor alcance (usuários únicos que tenham visto uma publicação).
Portanto, é essencial conseguir um bom engagement, porque será um sinal de que está no caminho certo.
Como se mede o engagement?
O engagement pode ser medido pelo número de comentários, likes, o número de vezes que um post nosso é partilhado, o número de vezes que se partilha uma story…
O ideal é medi-lo em função dos seus objetivos como empresa.
Aqui estão alguns exemplos de métricas que podem ser utilizadas:
Instagram:
(Likes + Comentários + Guardados / Número de seguidores) x 100
(Número de visualizações + Número de reações / Número de seguidores) x 100
Facebook:
(Likes + Comentários + Partilhados / Número de Fãs) x 100
(Likes + Comentários + Guardados / Alcance) x 100
YouTube:
(Número de visualizações + Comentários / Subscritores) x 100
Twitter:
(Número de retweets + Comentários / Seguidores) x 100
Tik-Tok:
(Número de likes + Número de comentários + Número de partilhas) / Número de visualizações) x 100
Por que é importante aumentar o engagement?
É importante aumentar o engagement, porque uma estratégia eficaz nas redes sociais pode oferecer muitos benefícios à sua empresa. Através do engagement poderá criar conexões reais entre a sua marca e os seus clientes e assim reforçar a sua fidelidade. Além disso, uma presença eficaz nas redes sociais poderá ajudá-lo a aumentar o boca-a-boca e atrair novos potenciais clientes.
Quais são as maneiras de aumentá-lo?
Agora que já vimos o que é o engagement e a sua utilidade, é tempo de passar ao passo seguinte: aprender a otimizá-lo para tirar o máximo partido dele. Para isso, é importante contar com uma estratégia eficaz nas redes sociais. Aqui estão alguns exemplos a seguir para melhorar o seu engagement nas redes sociais:
Inicie as conversações. Interaja constantemente coma sua comunidade, seja muito proativo e responda rapidamente. Não espere que as coisas aconteçam por si mesmas e inicie conversas para que os seus followers ou fãs respondam.
Mostre um interesse real pelo seu público. Poderá criar inquéritos e fazer perguntas aos seus subscritores sobre os seus gostos e opiniões. O objetivo é demonstrar a importância que dá às suas opiniões e desejos.
Crie conteúdo de valor. Com conteúdos bem elaborados poderá ganhar a confiança e o interesse dos seus clientes.
Aposte em conteúdos atrativos. Concentre-se na criação de conteúdos visualmente apelativos que não só sejam agradáveis aos seus clientes, mas que também os faça querer interagir consigo.
Publique no momento adequado. Os seus followers nem sempre estão conectados, por isso deverá publicar quando a maioria deles está ativa.
Utilize as hashtags adequadas. As hashtags, se usadas corretamente, podem aumentar muito o seu engagement. Certifique-se de que escolhe as mais relevantes e populares, e poderá chegar a um público que ainda não subscreveu a sua conta.
Marketing de conteúdo. Indo direto ao ponto, Marketing de Conteúdo é a estratégia de produzir conteúdos para seu público-alvo, que o auxilie em todo processo de compra e o atraia para você de forma natural e espontânea.
A ideia consiste em informar as pessoas para fazer com que futuramente elas não só respeitem a sua marca e a tenham como referência, mas também se tornem clientes de sua empresa.