Como aumentar o engagement nas redes?

O que é o engagement?

O engagement é uma métrica muito popular que se utiliza no mundo das redes sociais para medir o grau de interação que uma marca tem com os seus seguidores. Poderíamos dizer que mede o quão forte é a relação da marca com os seus usuários, como interagem com os conteúdos partilhados no perfil.

É uma das métricas mais importantes que nos indicará se uma estratégia nas redes está ou não a ser bem-sucedida. Uma conta sem engagement, por muitos seguidores que tenha, não trará quaisquer resultados. Isto não só repercute numa má imagem de marca como o algoritmo das redes sociais fará com que as suas publicações sejam cada vez menos visíveis e tenham um menor alcance (usuários únicos que tenham visto uma publicação).

Portanto, é essencial conseguir um bom engagement, porque será um sinal de que está no caminho certo.

Como se mede o engagement?

O engagement pode ser medido pelo número de comentários, likes, o número de vezes que um post nosso é partilhado, o número de vezes que se partilha uma story…

O ideal é medi-lo em função dos seus objetivos como empresa.

Aqui estão alguns exemplos de métricas que podem ser utilizadas:

Instagram:

  • (Likes + Comentários + Guardados / Número de seguidores) x 100

  • (Número de visualizações + Número de reações / Número de seguidores) x 100

Facebook:

  • (Likes + Comentários + Partilhados / Número de Fãs) x 100

  • (Likes + Comentários + Guardados / Alcance) x 100

YouTube:

  • (Número de visualizações + Comentários / Subscritores) x 100

Twitter:

  • (Número de retweets + Comentários / Seguidores) x 100

Tik-Tok:

  • (Número de likes + Número de comentários + Número de partilhas) / Número de visualizações) x 100

Por que é importante aumentar o engagement?

É importante aumentar o engagement, porque uma estratégia eficaz nas redes sociais pode oferecer muitos benefícios à sua empresa. Através do engagement poderá criar conexões reais entre a sua marca e os seus clientes e assim reforçar a sua fidelidade. Além disso, uma presença eficaz nas redes sociais poderá ajudá-lo a aumentar o boca-a-boca e atrair novos potenciais clientes.

Quais são as maneiras de aumentá-lo?

Agora que já vimos o que é o engagement e a sua utilidade, é tempo de passar ao passo seguinte: aprender a otimizá-lo para tirar o máximo partido dele. Para isso, é importante contar com uma estratégia eficaz nas redes sociais. Aqui estão alguns exemplos a seguir para melhorar o seu engagement nas redes sociais:

  • Inicie as conversações. Interaja constantemente coma sua comunidade, seja muito proativo e responda rapidamente. Não espere que as coisas aconteçam por si mesmas e inicie conversas para que os seus followers ou fãs respondam.

  •  

  • Mostre um interesse real pelo seu público. Poderá criar inquéritos e fazer perguntas aos seus subscritores sobre os seus gostos e opiniões. O objetivo é demonstrar a importância que dá às suas opiniões e desejos.

  •  

  • Crie conteúdo de valor. Com conteúdos bem elaborados poderá ganhar a confiança e o interesse dos seus clientes.

  • Aposte em conteúdos atrativos. Concentre-se na criação de conteúdos visualmente apelativos que não só sejam agradáveis aos seus clientes, mas que também os faça querer interagir consigo.

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  • Publique no momento adequado. Os seus followers nem sempre estão conectados, por isso deverá publicar quando a maioria deles está ativa.

  •  

  • Utilize as hashtags adequadas. As hashtags, se usadas corretamente, podem aumentar muito o seu engagement. Certifique-se de que escolhe as mais relevantes e populares, e poderá chegar a um público que ainda não subscreveu a sua conta.

  •  

  • Marketing de conteúdo. Indo direto ao ponto, Marketing de Conteúdo é a estratégia de produzir conteúdos para seu público-alvo, que o auxilie em todo processo de compra e o atraia para você de forma natural e espontânea.

A ideia consiste em informar as pessoas para fazer com que futuramente elas não só respeitem a sua marca e a tenham como referência, mas também se tornem clientes de sua empresa.

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