Gestão de Redes Sociais não é estratégia de MKT digital.

O que é o Marketing Digital?

O Marketing Digital é a disciplina do Marketing que se dedica à divulgação e promoção de marcas, produtos ou serviços em ambiente online, com a finalidade de atrair novos negócios, cimentar relações e desenvolver ou afirmar uma identidade de marca. Atua, por isso, em websites, redes sociais, caixas de e-mail, Google Ads, etc. Algumas das componentes-chave desta disciplina são o SEO (Search Engine Optimization), o Inbound Marketing (ou “marketing de atração”) e o Marketing de Conteúdo.

10 estratégias de Marketing Digital para maximizar a presença online da sua marca

1.     Desenhe uma estratégia global

Tal como no Marketing tradicional, offline, também o digital requer a definição de uma estratégia (mesmo que depois sinta que precisa de a ajustar – sabemos que, no mundo da comunicação, em que tudo muda tão depressa, adaptação é a palavra de ordem). Defina KPIs, objetivos trimestrais, semestrais ou anuais, e reúna a sua equipa para um brainstorming no qual definem personas e projetam uma estratégia digital de ponta a ponta.

2.     Faça benchmarking

Copiar, nunca; recolher inspiração e estudar as melhores práticas, sempre. Verifique como os seus concorrentes e parceiros estão a comunicar nos diversos canais digitais.

3.     Adira ao Inbound Marketing

No Inbound Marketing, ou marketing de atração, o foco está em compreender necessidades existentes das pessoas e estabelecer uma via de comunicação com elas, oferecendo uma solução para os seus desejos. Ao criar um diálogo, ao invés de fazer publicidade de uma só via, podemos maximizar não só a nossa presença online como também as conversões e vendas. Coloque o marketing de conteúdo ao seu serviço.

4.     Invista no seu website

O website é cartão de visita de qualquer projeto ou negócio na Internet. Quer a sua marca tenha um teor mais institucional ou informal, aproveite a página web para mostrar o seu fator diferenciador. E não se foque apenas na homepage: crie landing pages sobre conteúdos específicos, para gerar leads; e garanta uma boa experiência com um design e uma navegação agradáveis.

5.     Não descure o SEO

Não há estratégia que Marketing Digital que não contemple SEO (Search Engine Optimization). Descubra alguns conceitos sobre SEO e o que fazer para ficar no topo dos resultados de pesquisa do Google.

6.     Mantenha a consistência nas redes sociais

Embora as redes sociais representem oportunidades sem paralelo para contactar com potenciais clientes, escolha estar presente apenas naquelas que fazem sentido para a sua marca. Uma vez lá, procure publicar conteúdo com um propósito, e mantenha a coerência e consistência. Não descure o community management: procure responder sempre às questões, anseios, elogios e outras interações dos seguidores, de modo a criar relações duradouras.

7.     Atualize as suas bases de dados

Colabore com os colegas do departamento comercial e de relações públicas e não descure as bases de dados de clientes, parceiros ou leads. Neste campo, os contactos são ouro. Tenha apenas o cuidado de cumprir as normas do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD).

8.     Aposte no e-commerce

Foi um dos fatores da transformação digital que mais cresceram durante a pandemia, mas já era tendência antes dela: a compra online. Se o seu negócio é baseado na venda de produtos, considere apostar nas últimas ferramentas de gestão de lojas online, atualizar constantemente a página, ou até mesmo contratar profissionais especializados em e-commerce (uma das profissões com maior previsão de crescimento nos próximos anos).

9.     Pondere organizar um webinar ou criar um podcast

Em linha com o ponto 2, aposte no Marketing de Conteúdo, e disponibilize recursos originais, didáticos e interessantes, que não mencionem necessariamente compras e vendas. Experimente aderir aos formatos-tendência e realizar um webinar, convidando leads e parceiros, ou criar um podcast sobre a temática global da sua marca. Vai ver que vai atrair novos clientes!

10. Monitorize os resultados

Uma das grandes vantagens do universo digital é a facilidade com que podemos analisar comportamentos e medir resultados. Ferramentas como a Google Analytics ou as páginas de estatísticas dos sistemas de gestão de websites e das redes sociais podem ser extremamente úteis para calcular o sucesso de uma campanha e implementar melhorias na seguinte.

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