Está familiarizado com o marketing não convencional?

Neste artigo vamos descobrir juntos o marketing não convencional: qual é sua utilidade e quais os objetivos que ajuda a alcançar.

 

Quando falamos sobre marketing não convencional referimo-nos ao conjunto de estratégias publicitárias que são realizadas por meio de técnicas comunicativas inovadoras, que têm o objetivo de estimular a curiosidade e o interesse dos consumidores em relação a um produto ou serviço. 

A criatividade e o efeito “wow” são os ingredientes mágicos para alcançar e impressionar o público, não com a finalidade de atrair a atenção e entreter, mas para promover o passa-palavra e para melhorar a notoriedade e a reputação.

Os limites das formas tradicionais de publicidade

A publicidade tecnicamente definida como offline, justamente por utilizar meios de comunicação tradicionais, como rádio, televisão, jornais, etc., tem vindo a adotar os mesmos esquemas há anos e está se a tornar cada vez menos eficaz. Os clientes, estão cansados de ver sempre as mesmas imagens e ouvir ou ler as mesmas mensagens. A atenção desses clientes está cada vez mais voltada para o mundo digital. Neste cenário um tanto antiquado, as pequenas e grandes empresas de hoje, para se destacarem da concorrência, devem experimentar formas inovadoras de comunicação com a finalidade de chamar a atenção. E, nessa corrida, a sua empresa não podem ficar atrás.

Os princípios fundamentais do marketing não convencional

O marketing não convencional é baseado no pressuposto de que as ações do marketing tradicional têm um insuficiente poder de informação para o cliente e uma baixa capacidade de persuadir e provocar uma chamada à ação (call to action). Portanto, as técnicas não convencionais tentam resolver este problema utilizando os próprios destinatários das ações de marketing como veículo para a divulgação de mensagens publicitárias. Noutras palavras, os casais são ao mesmo tempo recetores e veículos da comunicação.

Estas iniciativas também aproveitam a rede de usuários que participam das campanhas para estimular a conversação online e ativar mecanismos de difusão viral.

O marketing não convencional, portanto, utiliza diferentes ferramentas promocionais, todas baseadas no princípio da viralização e na exploração do passa-palavra entre as pessoas. Podemos mencionar, por exemplo, o marketing viral, o buzz marketing, o marketing de guerrilha, o ambient marketing, o street marketing, o ambush marketing, o tribal marketing, o product placement, etc., como os principais tipos de marketing não convencional.

Vantagens e desvantagens do marketing não convencional

Visibilidade para todos. Todas as empresas estão expostas a uma enorme visibilidade, mas ao mesmo tempo também estão expostas a críticas. Sente-se preparado para lidar com tudo isso? Já definiu uma netiqueta (protocolo de comportamento na internet)? Já treinou a sua equipa? A procura pela originalidade pode, muitas vezes, levar a algo forçado: tenha cuidado para não ser redundante, porque o objetivo aqui é ser original.

Originalidade. Chamar a atenção de um usuário que está exposto a milhares de anúncios publicitários todos os dias pode ser um desafio particularmente difícil, que pode ser superado indo além do convencional. Tem que pensar e agir fora do que já está estabelecido. O marketing não convencional exige muito esforço!

Formas de marketing não convencional

STREET MARKETING

Prevê a criação de campanhas nas ruas das grandes cidades com o objetivo de gerar um alto impacto entre os consumidores.

Conselho Pro: Se vive num concelho pequeno ou numa região mais distante da cidade, esta forma de comunicação não é a melhor ou a mais indicada.

Para realizar uma campanha de street marketing é necessário: uma área de passeio livre e com grande afluência de pessoas, a reinterpretação de um espaço e a criação de uma experiência única e estimulante.

MARKETING VIRAL 

O objetivo desta campanha é tornar-se viral, mas como é possível conseguir essa viralização? A resposta relaciona-se com a criação de um conteúdo atrativo e emocionante, que considere e inclua o ambiente e o momento histórico, além de gerar hashtags originais para difundi-lo nas redes sociais. 

MARKETING DE GUERRILLA

É a forma mais conhecida e impactante do marketing não convencional. Caracteriza-se principalmente por impressionar o espectador quando ele menos espera. O lugar é sempre diferente, pode ser as ruas de uma cidade, um edifício público ou até mesmo as passadeiras de transporte de bagagem de um aeroporto.

PRODUCT PLACEMENT

É uma forma de comunicação na qual as marcas são posicionadas e aparecem de forma natural num filme, programa de televisão ou videoclipe, pagando para aparecer. Com certeza, é uma forma mais cara de publicidade tradicional, mas a visibilidade e a eficácia da colocação do product placement reside no fato de ser uma forma natural e discreta de comunicação. É vender sem vender!

Uma questão-chave para concluir: o marketing não convencional representa a solução publicitária perfeita para resolver todos os problemas das empresas? A resposta é: “Claro que não”. O marketing não convencional precisa de um orçamento bastante alto para funcionar, precisa de uma presença forte e constante, assim como qualquer outra forma de publicidade offline. Criar uma campanha isolada só pode ser um desperdício de recursos e tempo. Se não tiver um orçamento suficiente, é melhor empregar estratégias de marketing mais económicas.

Além disso, precisa ter claro o objetivo e o porquê de realizar as campanhas de marketing não convencional. O desafio é gerar awareness (conhecimento), aumentar a visibilidade da sua empresa, alcançando um público mais amplo. Se o seu objetivo é aumentar o número de reuniões comerciais e conseguir mais clientes, esta não é a estratégia de marketing mais apropriada. 

Terminando, é preciso ter em mente a viralização. Para que um conteúdo ou ação de marketing se torne viral, este precisa ser muito original e, em qualquer caso, deve contar com um orçamento muito alto para que esse conteúdo se torne viral entre tantos conteúdos publicados todos os dias na internet.

O marketing não convencional representa um desafio em termos de tempo e dinheiro e pode ser implementado desde que tenha ideias originais e dinheiro para investir.

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