Conselhos imprescindíveis de redação!

"Conselhos imprescindíveis de redação!

Siga todos os conselhos detalhados neste artigo.

Se acompanha e está sempre a ver as nossas nossas publicações há já algum tempo, terá percebido que qualquer negócio precisa de uma sólida estratégia de marketing para ter sucesso. Um plano de marketing bem estruturado pode assumir muitas formas, mas inclui sempre a criação de uma imagem de marca, uma comunicação clara e precisa com os clientes e uma estratégia coerente nas redes sociais, entre outros aspetos. Mas a verdadeira coluna vertebral de qualquer plano de marketing é a redação, pois está presente em todas as etapas da sua estratégia. Ser um grande redator não é algo que se possa aprender da noite para o dia, mas felizmente é possível consegui-lo seguindo alguns dos conceitos-chave e conselhos que desenvolvemos neste artigo.

Lembre-se de que é através das suas palavras que poderá comover, emocionar e convencer os casais a contratarem os seus serviços, portanto, continue a leitura para descobrir todos os nossos conselhos.

O que é copywriting? 

Este é um termo de marketing em inglês que se refere simplesmente à escrita, mas com o objetivo de atrair clientes e vender-lhes um produto e/ou serviço. Seja na linha de assunto de um e-mail promocional, na descrição da sua nova conta profissional no Instagram ou num post do seu blog, o copywriting está em todas as partes. Embora o texto não tenha de ser insistente, deve sim, ser capaz de transmitir o que é a sua marca. Portanto, antes de começar a escrever qualquer texto relacionado com o seu negócio, existem algumas regras de ouro a ter em conta para que as palavras transmitam todo o seu potencial.

Os nossos conselhos de redação

Decida sobre a quantidade de palavras

Embora isto possa parecer óbvio, acreditamos que é importante lembrar que, antes de começar a escrever, você precisa de estabelecer um número de palavras para o texto. Isto permitirá que já comece a escrever com uma ideia de como será o seu texto e a planeá-lo de acordo com essa ideia inicial.

Se estiver a escrever uma legenda para acompanhar um post nas redes sociais, o seu texto deve ser mais curto e direto. Por outro lado, se está a escrever um artigo para o seu blog, terá mais tempo para desenvolver as ideias, porque contará com mais palavras à sua disposição.

Escreva frases e parágrafos simples 

No mundo digital de hoje, em que os períodos de atenção estão a ficar cada vez menores, os leitores não perdem muito tempo a ler textos. Portanto, a redação deve ser simples e concisa. Deverá ser capaz de transmitir a sua mensagem rapidamente: este conselho é provavelmente o que mais ajudará a produzir excelentes textos para a sua empresa.

Estruture os seus textos 

Não nos cansamos de dizer isto: a chave do sucesso é a organização. Quer se trate das suas finanças empresariais ou do seu calendário de conteúdos, o planeamento é sempre bem-vindo. Então, por que não aplicar a mesma organização à sua redação? Construa o texto para que o leitor possa encontrar o caminho e seguir o seu fio condutor. Para isso, utilize títulos e subtítulos, parágrafos e listas.

Utilize factos 

Não há nada pior do que escrever coisas muito genéricas. Deverá adquirir o hábito de respaldar cada uma das suas afirmações com factos relevantes, pois vão dar mais credibilidade ao seu conteúdo. Adicionar factos e estatísticas relevantes ao seu conteúdo poderá ser um dos truques de copywriting mais eficazes para melhorar o desempenho dos seus textos. Também pode tentar inserir números no seu texto, por exemplo: “Já ajudamos mais de 100 clientes a…” soa melhor do que “Centenas de clientes utilizaram nossos serviços”.

Coloque os seus clientes em primeiro lugar 

Quando escreve, deverá fazê-lo principalmente para os seus potenciais clientes. É preciso lembrar-se de que está a escrever para os seus clientes, não para si mesmo. Portanto, adapte o seu conteúdo ao que o seu público quer ler, não ao que você quer dizer. 

Nunca se esqueça de que o único interesse que os clientes têm nos seus negócios é a solução ou os benefícios que lhes podem trazer. Coloque-se no lugar dos clientes e descubra as dificuldades que eles encontram e quais são os seus interesses. De seguida, desenvolva o seu texto utilizando essas informações e respondendo às suas necessidades e problemas.

Conselho Pro: Para escrever um texto eficaz, primeiro terá de saber a quem está a vender. Isto significa que você precisa de definir o seu Buyer Persona (ou seja, o seu público-alvo). Se não souber como o fazer, encontra no nosso blog o que é e como construir (www.playcomunica.pt)

Conte uma história

A maneira mais fácil de fazer passar a sua mensagem é baseá-la na realidade. Para fazer isso, recomendamos que conte uma história com a qual os clientes possam identificar-se ou que os faça sentir emoções positivas. Assim, surgirão muito mais possibilidades de posicionar o seu produto/serviço para que seja do interesse do seu público. Além disso, terá como efeito tornar a sua marca ainda mais fácil de lembrar na mente dos clientes.

Utilize uma linguagem quotidiana

Observe o tipo de clientes aos quais se dirige, o que necessitam e o que esperam do seu conteúdo. Terá de os fazer sentir que a sua marca fala com eles quando estiverem a ler.

Tudo o que tem de fazer é adotar uma linguagem simples e quotidiana que todos possam entender. Esqueça os termos técnicos e excessivamente especializados para não dificultar a compreensão do conteúdo por alguém que não está familiarizado com o seu trabalho.

Evite erros gramaticais e de digitação

Embora possa parecer óbvio, gostaríamos de insistir neste ponto: deverá evitar a todo custo erros gramaticais e ortográficos, além dos que surgem durante a digitação, se quiser que os seus textos reflitam uma imagem profissional.  

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