Como criar um calendário de conteúdos

Não há dúvida que as redes sociais são uma parte importante das estratégias de marketing, mas criar conteúdo interessante e atrativo pode, por vezes, ser difícil. É preciso ter em conta os algoritmos, trabalhar com criatividade, ter tempo para publicar conteúdos e estar constantemente atento a novas ideias. Hoje vamos mostrar-lhe como preparar um calendário de conteúdos para facilitar o processo. Leia as nossas melhores dicas para o ajudar a construir rapidamente um calendário, criar conteúdos e gerir de maneira mais fácil as suas redes sociais.

O que é um calendário de conteúdos? 

O calendário de conteúdos é uma ferramenta chave para lhe ajudar a organizar tudo o que quer publicar durante o ano (ou mês, ou semana, tudo depende de como o quer planear) em todos os seus canais. Isto permitirá que possa acompanhar todos os conteúdos que está a criar, os que já publicou e os que estão pendentes, além de ajudar-lhe a saber antecipadamente quais as tarefas que precisa realizar.  

No seu calendário pode incluir vários tipos de conteúdos, tais como artigos de blog, fotos para as redes sociais, webinars, conteúdos relacionados com eventos específicos, podcasts, etc. 

Como criar o seu próprio calendário? 

Agora que entendeu o que é o calendário editorial e o que deve incluir nele, aqui estão os passos que precisa de seguir para criar o seu próprio calendário. 

  • Dê forma ao seu calendário

Antes de criar o seu calendário, tem de decidir que ferramentas vai utilizar para o fazer. Uma boa ideia é utilizar uma folha de cálculo (como o Excel, por exemplo), na qual se pode organizar facilmente toda a informação que pretende incluir. Os dados relevantes que deveriam aparecer são o tipo de conteúdo, a data de criação, a data de publicação, o meio de publicação com links para os conteúdos, entre outros. 

  • Decida que tipo de conteúdo quer criar

Gosta de escrever textos atrativos que chamam a atenção dos clientes? Sente-se mais confortável a criar conteúdos visuais? Já pensou sentar-se em frente a uma câmara para gravar um webinar? Existe uma grande variedade de conteúdos que podem ser criados e difundidos nos canais digitais. O importante é que encontre o tipo de conteúdo que deseja fazer e que se sinta confortável a criá-lo de forma contínua, especialmente quando está a iniciar o seu calendário. 

  • Tenha em conta os canais que utilizará

Pense em que canais digitais está presente e que conteúdos podem ser publicados em cada um deles. Não vai criar o mesmo conteúdo para um blog e para as redes sociais ou seu blog, porque tem de estar no formato adequado para cada plataforma. 

Conselho Pro: Não se esqueça de implementar uma estratégia omni-channel, (leia o artigo neste blog sobre o que é Omnichannel e Multichannel) para que a voz da sua marca seja coerente em todos os seus canais. 

  • Crie o conteúdo!

Se leu todos os passos acima, agora é hora de começar a trabalhar: precisa de criar o conteúdo que vai publicar! Para que o seu conteúdo seja atrativo para as personas e eficaz para a sua estratégia de marketing, não se esqueça dos períodos ou dias especiais durante o ano, como por exemplo o Dia dos Namorados ou festas de fim de ano. 

Conselho Pro: Se quiser saber mais sobre como criar conteúdos atrativos siga-nos nas redes sociais. 

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